Instituto Pensar - Após tumulto de Lira, oposição terá cargos na Mesa Diretora da Câmara

Após tumulto de Lira, oposição terá cargos na Mesa Diretora da Câmara

por: Igor Tarcízio 


Plenário da Câmara dos Deputados (Imagem: Antônio Cruz/Agência Brasil)

Seguindo o estilo de Jair Bolsonaro (sem partido) de fazer política e gerar alarde ao tentar anular, na segunda-feira (1º), a eleição para cargos da Mesa Diretora, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e líderes partidários chegaram a um acordo para realizar a escolha dos nomes indicados para as vagas nesta quarta (3). Agora, partidos de oposição terão pelo menos dois dos seis cargos disponíveis, além de metade das suplências.

A eleição está marcada para às 10 horas de amanhã. Pelo acordo fechado na reunião, a divisão dos cargos ficará assim:

  • Primeira vice-presidência: PL
  • Segunda vice-presidência: PSD
  • Primeira secretaria: PSL
  • Segunda secretaria: PT
  • Terceira secretaria: PSB
  • Quarta secretaria: Republicanos
  • Suplentes: PDT, DEM, PV e PSC

Distribuição de cargos

O acordo mantém o PL na 1ª vice-presidência, com o deputado Marcelo Ramos (AM). A 2ª vice-presidência continua com o PSD, ocupada pelo deputado André de Paula (PE). A primeira secretaria ficaria com o PSL e seria ocupada pelo presidente nacional do partido, Luciano Bivar (PE) ?aliado de Maia e agora desafeto do presidente Jair Bolsonaro.

Já a segunda secretaria ficaria com o PT, que integrou o bloco de Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pelo comando da Câmara e, na divisão anterior, ficaria com a 1ª secretaria. O nome mais forte para ocupar o posto é o de Marília Arraes (PT-PE), mas a deputada é considerada muito alinhada a Lira, o que teria impedido do partido bater o martelo sobre o nome.

A 3ª secretaria seria de Marcelo Nilo (PSB-BA). O partido também fazia parte do bloco de Baleia e disputava a vaga com o PSDB, que queria a titularidade. No entanto, o líder do grupo, Isnaldo Bulhões (AL), indicou o PSB para ocupar a vaga. Contudo, seguinte informações do Uol, a expectativa do grupo mais próximo a Lira é de que o PSDB ainda brigue pelo vaga. A quarta secretaria ficou com o Republicanos.

Ação

Mais cedo, o PDT entrou com ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ato de Lira que retirou seus adversários dos cargos de comando da Casa. Os pedetistas faziam parte do bloco de apoio a Baleia, candidato derrotado na disputa, com 145 votos. Lira obteve 302.

Diante da decisão de Lira de reverter a última medida de Maia, o partido entrou com mandado de segurança com pedido de medida liminar de urgência contra o primeiro ato do novo presidente da Câmara.

Com informações da Folha de S. Paulo



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: